quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Educação Inclusiva



A educação inclusiva possibilita a todos os alunos, independente de raça, condição social, sexo, o acesso a educação de qualidade, de forma que contribua para o seu desenvolvimento global, tanto educacional como pessoal. Ela valoriza e respeita as diferenças, e se estrutura para recebê-lo, a partir de suas dificuldades.

O trabalho com brinquedos cantados

Brincar é uma forma de manifestação característica da infância. A essência do jogo é o prazer, ele ultrapassa os limites da realidade física e assim se aplica a qualquer fase da vida. Então, nada mais adequado que utilizar a brincadeira cantada aliada à aprendizagem. Utilizar a brincadeira: A borboleta na cozinha. Com essa brincadeira, trabalha-se vários aspectos ligados à psicomotricidade infantil, e também cognitivos/atitudinais tais como: a marcação rítmica corporal; noções espaço/temporal; a comunicação; o relacionamento com o outro; as regras e o contexto musical (o rítmo, a melodia e a harmonia).

História muda e sequência lógica

Através de história muda os alunos enumeraram os quadrinhos de acordo com as fases da metamorfose e depois colaram no caderno na sequência correta.

Produção artística com massinha de modelar




Reproduzir a história do vídeo utilizando massinha de moldelar.

Estimulação visual

Os alunos assistiram um pequeno vídeo sobre a metamorfose da borboleta. Animação criada com massinha de modelar.

Atividade de Português


Trabalhar a palavra BORBOLETA

Quantas letras compõem a palavra
Quais são as vogais
Quais são as consoantes
Letra inicial da palavra
Recortar de revistas palavras que comecem com a letra B

Trabalhando a coordenação motora



A dobradura é parte integrante da arte-educação e é um recurso que pode ser utilizado com frequência em sala de aula, principalmente porque desencadeia outras formas de expressão, como: desenhos, pinturas, colagens, recortes dramatizações e, de modo especial, a criação ou reprodução de histórias.

Atividade 1: sensibilização



“A tarefa do professor dever ser como a da cozinheira: antes mesmo de dar a faca e o queijo, devemos provocar a fome...”
Rubem Alves

Antes de apresentar o livro ás crianças, foi feita uma sensibilização com tema borboletas, utilizando a poesia “As borboletas” de Vinícius de Morais.

As borboletas
Vinícius de Morais

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam na luz
As belas Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .Oh, que escuridão!

Atividades desenvolvidas


Utilização do livro:
A FELICIDADE DAS
BORBOLETAS
(Autora Patrícia Engel Secco).
Faz parte da coleção  ’’Amigos Especiais’’, que procura valorizar a diversidade e as diferenças individuais, mostrando ás crianças que somos pessoas diferentes. Por isso, devemos tratar a todos com o mesmo respeito que gostaríamos de receber, independentemente de nossas capacidades e de nosso talento.

Utilizando o livro "A felicidade das borboletas"





Alguns alunos apresentavam baixa auto-estima e dificuldade de relacionamento com seus pares. Para favorecer o relacionamento interpessoal e a aceitação das diferenças, recorri a utilização histórias como estratégia de intervenção.No início o trabalho foi realizado de forma a resgatar o desejo de aprender da criança, visando desenvolver plenamente o seu potencial, além de trabalhar as capacidades de atenção, saber ouvir e seguir instruções. Após a contação da história, por meio de diálogo relacionei suas mensagens com as situações da vida diária. Nesse processo considerei a identidade sócio cultural dos alunos e valorizei sua capacidade de percepção de si e do mundo.