terça-feira, 15 de setembro de 2009

A escola deve ser como um jardim florido


"Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não cria jardins por fora... e nem passeia por eles."
( Rubem Alves )

A escola deve ser como um jardim, que precisa ser bem cuidado, para que suas flores e plantas se desenvolvam em toda a sua plenitude. Nós, professores, somos os jardineiros e devemos cumprir nossa missão nesse jardim com muita dedicação e amor, plantando hoje as sementes do conhecimento, para que no futuro possamos nos orgulhar de nosso trabalho, vendo nossas plantas, que são nossos alunos, florescerem na sabedoria e preparados para a vida.

Professora Luciana Angélica

"Toda pessoa tem direito a educação." Declaração Universal dos Direitos Humanos


Sou professora da classe de 10 anos A (5º ano), da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães. Adoro trabalhar com projetos, pois acredito na importância dos mesmos para se obter uma educação de qualidade e mais prazerosa para os alunos. Quando conheci os livros oferecidos pela Fundação Educar Dpaschoal, fiquei encantada com os mesmos e pude realizar projetos com atividades muito interessantes que muito enriqueceram minhas aulas e motivaram os meus alunos.

Livro:Juca Brasileiro


Iniciei meus trabalhos com o livro "Juca Brasileiro" da Fundação Educar Dpaschoal. Este livro apresenta uma visão diferente para se trabalhar o hino nacional. Os alunos aprendem não somente a letra do hino, com também aprendem a interpretá-lo. Aprenderam com esse livro, a valorizarem mais o nosso hino e descobriram como ele nos fala da beleza de nossa terra e valoriza o povo brasileiro. Foi um trabalho muito enriquecedor para mim e meus alunos.

O hino nacional é um importante portador de texto - Trabalho com poesia
















Poesias criadas pelos aluno após estudo interpretativo da letra do hino nacional brasileiro.

Trabalhando com acrósticos




















"Só se constrói uma nação com cidadãos.
Só se constroem cidadãos com educação."
www.educardpaschoal.org.br








Projeto Hino Nacional







"Ouvir e cantar o hino nacional provoca um sentimento de emoção que nos desperta a vontade de 'fazer parte' e ajudar nosso país." Milú Vilela






O hino e o sentimento patriótico- Atividade artística